Após as Olimpíadas de 1932, inspirados pela realização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, alguns membros latino-Americanos do COI propuseram uma espécie de "competição regional" entre as Américas,  com o intuito de desenvolver o esporte na região. A ideia acabou por  concretizar o I Congresso Esportivo Pan-americano, no ano de 1940, no  qual ficara definido que os primeiros Jogos Pan-Americanos seriam  realizados na capital argentina, dois anos mais tarde. 
Em virtude do  ataque japonês a Pearl Harbour (Havaí), em dezembro de 1941, e da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 até 1945, os mesmos não puderam ser disputados. Encerrados os conflitos, após as Olimpíadas de 1948, um novo congresso confirmou Buenos Aires  como a primeira sede dos Jogos, que se realizariam no ano de 1951. Esta  edição teve sua abertura em 25 de fevereiro e contou com a participação  de 2 513 atletas advindos de 21 países, que disputaram provas em  dezoito esportes. A Argentina, anfitriã, conquistou 47% das medalhas de ouro. Quatro anos mais tarde foi criada a Organização Desportiva Pan-americana (sigla: ODEPA), sediada na Cidade do México. Formada por 42 países do continente, A ODEPA é responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos.
Desde a primeira edição, o número de atletas, países participantes e  modalidades disputadas quase dobrou. No Brasil, o Pan foi realizado em  1963, na cidade de São Paulo, com a presença de 1 665 esportistas de 22  países. Mais tarde, em 2007, o Pan do Rio de Janeiro abrigou 5 662  participantes de 42 países, que disputaram um total de 332 provas em 41  modalidades.

Nenhum comentário:
Postar um comentário