domingo, 31 de outubro de 2010

MITOS & TRADIÇÕES



Eu poderia colocar todas as supostas histórias da origem do Halloween  porém prefiro fazer uma reflexão das mesmas.É curioso como mitos ou origens desconhecidas sobrevivem séculos e séculos. E mesmo que alguns tenham descrenças podem ver acontecer da mesma forma.
Ao longo do tempo as pessoas mudaram radicalmente eventos que tinham como objetivo atos abomináveis em uma festa alegre.
Se por muito tempo vampiro era uma ameaça nos séculos anteriores no final do séculos XX e o atual século XXI tornou-se uma atração na Literatura.Virou símbolo de sedução e de tantas outras coisas.No Japão no período Edo as comunidades sacrificavam crianças para o Deus em troca dar-lhe fartura nas plantações.Atualmente as bonecas Kokeshi são vendidas para enfeite de casa como se fosse um enfeite qualquer.Sendo que as bonecas Kokeshi representam as crianças que foram mortas.Por isso não tem braços nem perna uma metáfora da criança sem vida.
O mesmo posso dizer do Halloween que hoje é um momento de festa e de descontração porém já foi um momento de horror.Onde crianças eram sacrificadas para o sucesso da plantação. Mas tarde a igreja quis também fazer parte desse horror não matando mas controlando a sociedade como bem quisesse.

Quanto mais estudo percebo que da era feudal Japonesa ou na era feudal européia ou até antes disso tínhamos muito mais elementos “mágicos”, paranormais que era lidado como normal.Atualmente chamamos de mito, lenda,folclore e tantas outras nomenclaturas que indiretamente está dizendo não é real.
Hoje a ciência diz desvendar todos os mistérios e que nada no passado não passou de falta de informação ( conhecimento científico). Na minha humilde visão, a ciência perante os mitos veio para “tirar” o medo que atormentou por tantos séculos.Porém as coisas não deixam de acontecer.

Mas se tudo fosse uma mentira por que as pessoas contariam histórias para seus filhos que passavam para seu filhos de geração para geração?Hoje as pessoas sabem (...), vêem coisas “esquisitas” acontecerem mas preferem achar que deve estar cansada(o) de mais e que “aquilo” não foi nada? O fato de bloquearmos a mente para o que não compreendemos talvez ajude a negar tanto que a mente anula o que vê  e logo “aquilo” não existe mais.

A história é crucial para essa busca da verdade nos mitos que de alguma forma torna-se tradição na sociedade.As bruxas de Salém por exemplo. Salém é um lugar nos Estados Unidos onde muitas mulheres foram mortas por serem consideradas bruxas. A história também conta que muitas pessoas naquela época que foram queimadas eram pessoas donas de grandes propriedades e ao serem queimadas passavam a ser da igreja/comunidade. Tendo isso como a história vem uma contradição se quem morreu não era bruxa logo as verdadeiras bruxas nunca morreram.Essa frase “ as verdadeiras bruxas nunca morreram”  faz levar ao pensamento simples existe bruxa. A ciência não pode provar nem desaprovar tal afirmação. Porém a história não afirma, no entanto ficam implícitos alguns pensamentos.

Se a pirâmide foi mesmo construído por homens por que os atuais homens são tão fracos? Não estamos em evolução?Se o homem construiu a pirâmide sozinho, como hoje o homem carregando pouco peso fica com disco hérnia na coluna?Se pessoas de confiança (policiais, ufólogos e etc.)já viram objetos não identificados no céu , são ridicularizados por dizer que viu, então o quanto cegos estamos?

Certa vez em entrevista um ufólogo disse: “É mais fácil contar a verdade através da ficção ciêntífica, toda a verdade é dita mas as pessoas acreditam que foi só um filme.”.

É um costume dizer que Joana está sugando o Marcelo, seja por causa dos bens materias ou por que exige muito dele. A Joana suga toda a minha energia. São frases que falamos o tempo todo.Isso é uma forma de vampirismo .As pessoas pensam que é o sangue o alimento do “vampiro”.Porém analisando a metáfora de sangue é a vida, vida é energia. Então podemos estar ao lado de pessoas vampiras e nem sabermos e nem elas mesmos saberem o que são.Mito do vampiro e tradição semântica do vampirismos.
Então hoje dia 31 de outubro vamos vestir fantasias de bruxa, vampiro, ET, lobisomem,fada e etc .Vamos brincar que  tudo só por hoje é real como manda a tradição.

Escrito por Rani Mendes Oliveira Lima

sábado, 30 de outubro de 2010

Misguided Angel, de Melissa de la Cruz


Depois de herdar o obscuro Legado de Van Alen, Schuyler fugiu para Florença – com seu amor proibido, Jack. Agora os dois devem embarcar na missão que Schuyler estava destinada a completar: encontrar e proteger os sete portões que guardam a Terra de Lúcifer, o senhor dos Silverbloods.
Enquanto o enclave de Blue Blood enfraquece ainda mais, o destino leva Schuyler cada vez mais perto de uma encruzilhada aterrorizante – e uma escolha irá determinar o destino de todos os vampiros.

The 39 Clues: The Black Book of Buried Secrets de Rick Riordan


Pelos últimos 500 anos, os Cahills silenciosamente dominaram o mundo. Sua caça desesperada pelas 39 Pistas envolve os maiores enigmas da História: a maldição do diamante Hope, a corrida para o topo do Monte Everest, a vida selvagem e morte de Harry Houdini. E agora, finalmente, todos os segredos foram revelados. Com uma introdução de Rick Riordan, “The 39 Clues: The Black Book of Buried Secrets” (The 39 Clues: O Livro Negro dos Segredos Enterrados, em tradução livre), releva a chocante verdade sobre a família mais conhecida da história.
Em cores exuberantes, The 39 Clues: The Black Book of Buried Secrets desnuda cada fato escondido, estratégia oculta, top agente, fundador perdido, base secreta e escândalos abafados da caça às Pistas. Esse guia completo para os Cahills contêm informações de todos as cinco ramificações, incluindo os notoriamente evasivos Madrigals. Essas informações incluem:
- Arquivos completos sobre o enigmático Homem de Preto.
- O verdadeiro propósito dos Madrigals.
- A história completa sobre o incêndio que dividiu a original família Cahill.
- A verdade sobre a noite em que Hope e Arthur Cahill morreram.
- Acesso liberado para os segredos de Lucian, Ekaterina, Tomas e Janus.
Nunca é tarde demais para se juntar à caçada, especialmente com The 39 Clues: The Black Book of Buried Secrets para fornecer completo acesso aos maiores segredos encondidos dos Cahill.

As religiões que o mundo esqueceu


Junto à capacidade de produzir e transmitir cultura, a experiência religiosa é a marca mais distintiva da humanidade. E isso desde os primórdios. Registros de dezenas de milhares de anos já retratavam a fé em deuses e cultos. Esta obra dedica-se a algumas das mais interessantes e marcantes religiões que deixaram de existir ou quase desapareceram. São pequenas pérolas, escritas por especialistas, que convidam o leitor a viagens mais profundas pelos domínios de deuses tão diversos como An, Ra, Zeus, Thor e Huitzilopochtli.
Cada capítulo apresenta um panorama da época em que a religião era praticada e o seu papel na sociedade. Isso, claro, recheado com os principais ritos e crenças, sempre em linguagem clara e direta. Aceito o convite, o leitor encontrará parte da sua própria história, mas também se deparará com facetas desconhecidas de seus próprios sentimentos e emoções.

A laranja mecânica - Anthony Burgess


O protagonista Alex, amante da música clássica (principalmente Ludwig van Beethoven) e líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, Alex é usado numa experiência chamada "Método Ludovico", criada pelo Estado e destinada a refrear os impulsos destrutivos dos delinquentes. Quando volta às ruas regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas. Após ser usado num jogo político pelo partido de esquerda, o Estado reverte o seu "tratamento".

Manual de Sobrevivência das Forças Armadas EUA - John Boswell


Aprenda a sobreviver... Baseado no mais qualificado manual de sobrevivência das Forças Armadas dos Estados Unidos. Constituído de 6 volumes com as mais avançadas técnicas de sobrevivência das forças armadas americanas. Saiba tudo sobre: primeiros socorros, criar abrigos e fazer fogo, como se proteger do frio, determinação de rumos, conhecimentos básicos de sobreviência na floresta e muito mais.

Totalmente editado para o uso de civis e militares.

Fonética

A Fonética é o ramo da Linguística que estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana.

Referencia:
pt.wikipedia.org/wiki/Fonética

Para os estudantes de fonética na língua inglesa

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Verbos irregulares

Infinitive
Past
Participle
Tradução
be was, were been ser, estar
beat beat beaten bater, derrotar, pulsar
become became become tornar-se
begin began begun começar
bite bit bitten morder, picar
blow blew blown soprar, tocar (instrumento de sopro)
break broke broken quebrar, interromper
bring brought brought trazer
build built built construir
buy bought bought comprar
catch caught caught agarrar, pegar (doença)
choose chose chosen escolher
come came come vir, chegar, aproximar-se, acontecer
cost cost cost custar
cut cut cut cortar
deal dealt dealt negociar, distribuir
dig dug dug cavar
do did done fazer, executar
draw drew drawn desenhar, puxar, arrastar
dream dreamt/ dreamed dreamt/ dreamed sonhar
drink drank drunk beber, embriagar-se
drive drove driven dirigir
eat ate eaten comer
fall fell fallen cair
feed fed fed alimentar (se), suprir
feel felt felt sentir
fight fought fought lutar
find found found encontrar
fly flew flown voar
forget forgot forgotten esquecer (se)
freeze froze frozen gelar, congelar
get got got/ gotten conseguir, ganhar
give gave given dar, conceder
go went gone ir
grow grew grown crescer, cultivar
hang hung hung pendurar
have had had ter, possuir
hear heard heard ouvir
hide hid hidden esconder, ocultar (se)
hit hit hit bater
hold held held segurar, manter, conter
hurt hurt hurt machucar
keep kept kept guardar, manter, permanecer, ficar
know knew known saber , conhecer
lay laid laid pôr, colocar, botar (ovos)
learn learnt learnt aprender
leave left left deixar, partir
lend lent lent emprestar
let let let deixar, alugar
lie lay lain jazer, deitar ou
mentir, enganar
light lit / lighted lit/ lighted iluminar, acender
lose lost lost perder
make made made fazer, produzir, fabricar
mean meant meant significar, ter intenção
meet met met encontrar-se com
pay paid paid pagar
put put put pôr
read read read ler
rid rid rid cavalgar, livrar, desembaraçar
ride rode ridden viajar, cavalgar
ring rang rung soa , tocar a campainha
rise rose risen nascer, surgir, erguer-se
run ran run correr, administrar
say said said dizer
see saw seen ver
sell sold sold vender
send sent sent enviar
set set set colocar, fixar, arrumar
shake shook shaken sacudir
shine shone shone brilhar
shoot shot shot atirar, disparar
show showed shown/ showed mostrar
shut shut shut fechar
sing sang sung cantar
sink sank sunk afundar, naufragar
sit sat sat sentar
sleep slept slept dormir
slide slid slid escorregar
slit slit slit fender, rachar
smell smelt smelt cheirar
speak spoke spoken falar
spend spent spent gastar
spread spread spread difundir, divulgar, espalhar
stand stood stood ficar de pé, aguentar
steal stole stolen roubar
strike struck struck fazer greve , bater
swear swore sworn jurar, blasfemar
sweep swept swept varrer
swim swam swum nadar
swing swung swung balançar
take took taken tomar, pegar
teach taught taught ensinar
tell told told contar, dizer
think thought thought pensar, achar
throw threw thrown arremessar
understand understood understood entender, compreender
wake woke/ waked woke/waked acordar
wear wore worn vestir, usar
wed wed wed desposar
wet wet wet umedecer
win won won ganhar, vencer
wring wrung wrung espremer
write wrote written escrever

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia do Servidor Público Parte II



HOJE MEDIANTE A MAIS UMA VEZ UM ÓTIMO ATENDIMENTO NA UNEB POR PARTE DA MIRNA , ACHEI INJUSTO A POSTAGEM ANTERIOR E RESOLVI ME RETRATAR COM A MINORIA QUE REALMENTE TRABALHA PESADO, ATENDE MUITO BEM E TORNA NOSSA VIDA MELHOR.
POR ISSO MUITO OBRIGADA  A MINORIA QUE FAZ DA MINHA VIDA, UMA VIDA MELHOR.

E UM AGRADECIMENTO SUPER ESPECIAL PARA MIRNA!!!!
MIRNA VOCÊ É UM ANJO!!!
MUITO OBRIGADA!!!!