quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Novas Faculdades em Teixeira de Freitas


A presidenta ,Dilma Rousseff,  hoje anunciou duas faculdades federais aqui para Teixeira De Freitas. Da obra a educação, vai gerar dinheiro para população local. E quando as aulas começarem só quem ganha é  o povo do extremo sul da Bahia, tendo mais oportunidade de estudo e emprego. Teixeira é uma cidade que não para de crescer, de um povo muito batalhador e acolhedor. Teixeira é uma cidade que tem espaço e público para todo esse crescimento.
No atual momento Teixeira de Freitas acerca de  faculdade pública só tem a UNEB que tem o foco em licenciaturas. Já nas faculdades particulares na sua maioria reina os cursos de bacharelados. Na opção de ensino técnicos duas escolas públicas têm esse foco como o IF baiano e CETEPS  e diversos cursos técnicos ou profissionalizante em instituições privadas.
 Quanto mais, melhor, sem dúvida. Porém no que tange as instituições públicas o governo precisa manter qualidade, dos que já existem. Lembrando que no caso da UNEB a centralização do poder de decisões no geral fica sempre em Salvador então com essa distância considerável abraçada a burocracias sem fim, acaba ficando “de lado”. E a questão do ensino na escola pública para o aluno conseguir entrar em uma faculdade federal, também precisa melhorar. Já que ainda que tenham muitos recursos, como ENEM, para ajudar na pontuação,  a concorrência com alunos de escola particular acaba sendo uma desvantagem. Tendo em vista que o aluno de escola particular tem um acesso ilimitado ao conhecimento e estuda matérias que muitas vezes o aluno de escola pública nunca ouviu falar.
Tirando os ajustes que com o tempo são necessários ser feitos, Teixeira de Freitas no momento só tem que comemorar e em breve começar a colher os frutos  do desenvolvimento que duas faculdades públicas a mais na região podem fazer.

Texto de Rani MOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário