quinta-feira, 26 de maio de 2011

Work shop do Japão


No dia 12 e 13 de maio de 2011 na UNEB campus X houve o work shop sobre a cultura japonesa , articulada pelo aluno Alessandro Oliveira , realizada pela Josinéa Amparo Rocha Cristal Coordenadora do Colegiado de Letras.As explanações foram dadas pela professora Masako Monaka da JICA (Japan International Cooperation Agency) e com as professoras da Escola de Língua Japonesa de Teixeira de Freitas – BA.
Tudo começou com uma dança típica belíssima apresentada pelos alunos e professoras da escola de língua japonesa de Teixeira de Freiras.     
Depois Alessandro começou falando sobre a imigração japonesa do Japão para o Brasil e depois foi mais espécífico e falou sobre a imigraçãos dos japoneses na Bahia.A baixo na foto o registro dos primeiros japoneses que imigraram para o Brasil.

O Chefe dos moradores japoneses ( acho que é assim que se fala) explicou que hoje em Teixeira de Freitas tem mais de cem famílias japonesas. O outro senhor completou que os japoneses que trabalham com plantações tem uma linha de crédito que o governo japonês empresta com um juros bem baixo.O que eu e muitos que estavam presentes não faziam idéia é que muitas frutas como mamão, melancia a maioria vem de plantação japonesa aqui de Teixeira mesmo.  
Explicava-se também sobre a Jica Instituição Governamental do Japão.Na foto mostra aonde a JICA atua.
Na parte mais escura é aonde a JIC está. Perceba que ela no Brasil todo.
No dia 12 de maio , o assunto foi sobre a língua japonesa. Com muito bom humor e quebrando tabus ,a professora Masako Monaka foi mostrando que não era tão difícil assim falar japonês e ensinou a falar bom dia, boa tarde , boa noite entre outras saudações e falas. Falou sobre o katakana,hiragana, kanji, mostrou o material que qualquer aluno no Japão tem.No final da aula todos já sabiam escrever seu próprio nome em japonês (katakana) e levou dever de casa para treinar a escrever os ideogramas.




Meu nome escrito em katakana.
Já no dia seguinte , dia 13 de maio o assunto foi sobre a cultura japonesa dividida na cultura tradicional e a cultura pop.Pop  é a popular tudo aquilo que faz no dia a dia e a tradicional.Curiosamente a cultura japonesa que muitos descendente japoneses cultivam aqui no Brasil é bem tradicional.
A professora Masako Monaka também falou sobre mangá, anime, cosplay,música,sobre a arte de fazer arranjos de flores com flor viva, cerâmica, cerimônia do chá , estudo da caligrafia japonesa e sobre alguns festivais.
Um rua famosa em Tokyo .
Shodo o estudo de caligrafia japonesa.
Caligrafia japonesa.
Cerâmica japonesa.
Arranjo de flor.
Fizemos origamis sobre a orientação da professora Masako Monaka e a tradução do Alessandro, que apreciam ser dobras sem fim no final saiu um lindo pássaro.
Na mesa origamis  da professora Masako e do Alessandro.
Sobre a cerimônia do chá muito chamou a atenção, o quão demorado é fazer esse chá especial e todas as posturas que tem que ter. Foi perguntado pela platéia e a pessoa que faz o chá pode beber? E foi respondido não só o convidado bebe o chá.
Kit para misturar o pó do chá.
Aparelho para transformar a folha em pó para o chá.
Outra curiosidade é que no Japão tem samba. Que foi levado do Brasil pra Japão.Ao ver a foto das belas moças foi perguntando o que elas fazem no corpo e a professora Masaki Monaka disse que as japonesas não ficam falando o que fez no corpo diferente da brasileira que falam.
Samba japonês.


E na hora de mostrar o kimono a aluna da UNEB Luana Leite foi convidada a vestir o kimono e mostrar como se portar usando-o.Teve a ajuda da professora da escola de língua japonesa Nishi. E Alessandro narrou todo o costume do kimono. Luana ficou formidável de kimono mostrando que a beleza brasileira com os encantos nipônicos combina muito bem.


Ao final de tudo foi servido um delicioso chá ( sem açúcar como manda a tradição japonesa) com um doce, fazendo equilíbrio perfeito do sabor. Após isso tiramos muitas fotos para guardar pra sempre esses dois dias maravilhosos e enriquecedor.

Delicioso chá e lanche feito pelas sensei!!!
Texto de Rani Mendes Oliveira Lima
Sites informado para estudarmos mais sobre o Japão.
Foto de Rani Mendes Oliveira Lima




Obs: As fotos foram tiradas de longe a maioria das imagens é de slide então eu cortei e coloquei só a  imagem para ficar mais perto aqui no blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário