terça-feira, 28 de junho de 2011

UNEB um caso de desabafo e denuncia social

Mudar o tema da monografia faltando dias para ser entregue por que o argumento iria prejudicar a prática profissional. Não blogar  200% do que pensa ,para que  isso no futuro NÃO possa ser usado contra você. Bem são atitudes de pessoas não digo nem inteligente, mas no mínimo são atitudes de pessoas centradas.

“Sabe o que é? É que toda vez que eu estava indo para UNEB me sentia indo para um campo de concentração. Então estou dando um tempo depois volto.” Rani

Mediante a introdução do texto vou dar uma réplica. Fui centrada por muito tempo e agora vou ser um pouco insana e escrever 50% do que penso, já que mesmo ausente tem profissionais que não sabem ter ética.
“Quanto a professora será que até mesmo eu ausente ela precisa ficar falando de mim? Só Deus na causa mesmo!!! Tal suposta preocupação não me convence ,pra mim sempre  senti mais como falsidade.” Rani

Quando eu fiz o vestibular para UNEB pensei estar entrando em um lugar aonde o estudo seria pesado, mas satisfatório. No entanto percebi que uma grande maioria dos professores que eu tive estava mais preocupado em dar muitas Xeroxs ao invés de realmente dar alguma matéria bem dada.Teve semestre que a professora foi viajar deixou matéria nova para a turma se virar e o melhor não explicou quando voltou da viagem e ainda cobrou em prova. Outra professora até aonde estava acompanhando focava sempre em fazermos ler muitos artigos porém NENHUM  foi de algum profissional da BAHIA.

Até ouvir que: “ Vocês não sabem escrever...”, sim no sentido de pegar o lápis e fazer a letra, segunda essa professora a forma certa era como ela aprendeu na cidade dela (que não é na BAHIA).
Outra coisa que me chamou atenção na UNEB são as regras que cada um faz a sua. O professor pega duas semanas e dá aula equivalente de quase um mês de uma mesma matéria, algo que quando chega ao segundo dia a cabeça já está fechada para aprender. Principalmente quando é com um professor que manda desligar o ar condicionado em uma sala que as janelas basicamente não abrem, que também não tem ventilador,em um dia super quente. Essa mesma professora que alegou estar com a garganta ruim por isso pediu (mandou) desligar o ar ,no dia seguinte estava tomando SORVETE. Gente que dor é essa? Mas com certeza naquele dia devido o calor fiquei com dor de cabeça e  com pressão alta.

EU faltei, tinha atestado médico corria atrás da matéria com a ajuda dos colegas. Porém têm professor que faltava e cobrava a matéria não dada ( estou sendo repetitiva?) .Mesmo diante de atestado e da minha aparência quase de zumbi, tinha que ouvir em outras palavra de uma certa professora que faltava por que queria.
“É muito frustrante está fazendo o seu melhor e não ser reconhecido.”Rani

E vai ficando melhor (estou sendo irônica),enquanto tem um grupo de professores recém concursados que não são da terra (BAHIA) fica esmagando a cultura local, falando frase para o aluno de incentivo como : “ Você não deveria nem estar aqui...” , “Eu reprovei  quando fazia faculdade então você também tem que reprovar”  e etc. Fora o fato de tratar todo mundo rebaixando e aparentemente ter problema com a cor da pele que não seja branca ou clara. Falar mal da Bahia, da UNEB e do baiano. Onde está o respeito nisso tudo?Tem também professores que vem de Salvador e diz em sala de aula estar fazendo um favor para UNEB (essa por hora já foi embora). Tem professor que entra na sala de aula e não dá boa tarde. No dia que isso acontecer é o FIM do mundo.

Então eu volto para questão do estudar. O que é estudar? É sentar em uma cadeira em um perímetro fechado e ter a obrigação de ouvir calado os insultos e as insanidades e em casa se virar?

Qual a diferença do ensino público presencial para o particular presencial do ensino a distância?

A resposta é bem simples: No ensino público é obrigatório a sua presença e em sua maioria das vezes o professor fala o tópico que você tem que estudar e em casa você realmente vai buscar sobre o assunto.No ensino particular é obrigatório  a sua presença e o professor realmente ensina o conteúdo em sua maioria de vezes e em casa você estuda mais e complementa com estudos adicionais.Ensino a distância você tem vídeo aulas , material para ler compra livro e aparece na faculdade só para fazer a prova e a melhor parte não teve que aturar insanidade de professor. Qualquer dia desse no ensino público o professor vai cismar que a roupa do aluno não está bom e vai dar zero. E fica por isso mesmo.

Eu não sou a única que não estou satisfeita com esse atendimento por parte de alguns professores. Quer uma prova concreta disso?Quando rolou um e-mail na época da greve pedindo ajuda dos alunos para fazer manifestações a favor do professor na praça da bíblia em Teixeira de Freitas ,ou algumas reuniões que teve na própria UNEB, a maioria não estava “nem ái” em outras palavras a maioria não compareceu. E creio que foi bem recíproco (aluno X professor ou professor X aluno) na questão solidária e respeitosa ( irônica novamente).SE O PROFESSOR NÃO ME TRATA BEM ,POR QUE AGORA VOU LUTAR A FAVOR DELE? FOI O QUESTIONAMENTO DE MUITOS E MEU TAMBÉM.

Eu protocolei a tranca da matrícula e estou dando um tempo desse clima NEONAZISTA PEDAGÓGICO e mais tarde vou ter que voltar e seguir nessa maré tortuosa , aparentemente sem LEI. Acredito que nessa empreitada aloprada de quase 3 semestres na UNEB meu psicológico foi mais afetado do que o físico . Embora em algumas situações os sentimentos foram psicossomáticos ou seja meu stress se manifestava fisicamente (dor de cabeça,pressão alta, insônia, enjoou e tantas outras coisas que não vem ao caso.).

AGORA vou continuar estudando só que sem ter que ir para UNEB, apenas lendo escrevendo muito, aprendendo sem ter que ouvir vozes do caos da educação.

E falando em Caos outra dúvida, em um curso de Inglês não deveríamos estudar o inglês (som/fala) que é universal (global) que se aproxima mais com o Inglês dos Estados Unidos da América? Por que ficar estudando inglês (som / fala) com sotaque da Inglaterra? Ou ouvindo latino americano falando com um sotaque embolado (“errado”)? Bem por que se for para estudar com sotaque de inglês que NÃO seja perto do Universal (global) quero falar/aprender com sotaque japonês ou quem sabe com o sotaque do inglês africano ou indiano que é bem,bem difícil de entender. E quem sabe no final não estudamos o inglês  brasileiro. Por exemplo  a frase I Love you ,fica no inglês brasileiro: Aíí lovíí iuuu. (sendo irônica novamente) Bem mais pedagógico né? 

Esse texto desde o 2° semestre que venho pensando em escrever, mas por não ter tempo e sobriedade psicológica não escrevi antes.

E quem sou para ter esse “peito” de fazer críticas construtivas? Alguém que nasceu em uma família aonde até o tataravô era professor, alguém com uma graduação já concluída e com muitas horas de observação social mediante os  teóricos (da Filosofia, Sociologia,Pedagogia, do Direito e etc) e suas percepções impactantes.


Re-lendo o texto percebo que não escrevi nem 10% e eu prometi escrever 50% da minha visão mediante dessa situação. Então faço uma ressalva e reservo os 40% para uma próxima vez.

 Texto de RMOL