sábado, 30 de julho de 2011

COPA NO BRASIL EM MEGACONSTRUÇÕES

MEGACONSTRUÇÕES T4

    Rio: Energia Para o Futuro

O Brasil está construindo o maior projeto hidrelétrico do mundo, passando por sete montanhas e incluindo duas barragens, tudo para gerar energia para manter o Rio de Janeiro aceso durante as próximas Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Reprises:

30 JULHO - 04:00 AM

30 JULHO - 15:00

01 AGO - 13:00

Canal Discovery Brasil




Todo o dia tem alguma notícia nos jornais a respeito do dinheiro gasto para construir “coisas para copa. Olimpíadas. No entanto vendo esse documentário do programa MEGACONSTRUÇÕES, eu fiquei realmente com medo.
 O documentário começa com o apresentador falando que um dia após o Brasil ter ganhado o direito de sediar a copa, houve um apagão. E esse apagão foi o maior do mundo. E ele questiona como então o Brasil vai televisionar uma copa tendo apagões? Essa é a deixa para ele falar sobre a construção de uma nova hidrelétrica.
É comparado o fluxo de pessoas no carnaval do Rio de Janeiro, que são quatro dias com os 16 dias que serão da copa. Meio a isso mostra as gambiarras nos postes das ruas e também os equipamentos que ainda estão em uso da hidroelétrica super velhos que serão repostas por novos e modernos aparelhos.
Não bastando isso me deixou horrorizada ver como está sendo feito a muralha que vai segurar "não sei" quantos mil litros por segundos. Feito a mão com um “nozinho” nos vergalhões.
Em outras palavras a sensação que eu tive é que antes mesmo de ter problema de segurança (polícia, ladrão), transporte, capacitação da população e tudo mais que falta para receber a copa no Brasil, poderemos ficar sem água e sem energia. Por que a mudança do curso do rio para chegar a hidroelétrica realmente não me passou segurança. Além de estourar tudo e ficarmos sem água consequentemente ficamos sem luz.
Uma coisa desse programa que me deixou chateada é que eu já vi MEGACONSTRUÇÕES em vários lugares como a China por exemplo. E só no Brasil que eu vi o repórter metendo a mão na obra, clicando em explosivos. Deixa uma impressão que no Brasil é isso ai uma bagunça, qualquer um pode fazer o que quer.
Se eu não fosse brasileira e estivesse assistindo a esse programa sinceramente, pensaria dez vezes se eu iria para copa no Brasil. Até por que além da questão técnica que o programa mostra, a narração tem seus momentos de perguntas retóricas bem irônicas em relação à segurança.

Texto de RMOL

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário