sexta-feira, 13 de julho de 2012

Gíria parte I : Vey ou Vei


O que é Gíria?
Segundo o dicionário Aulete:
(.ri:a) Ling.
sf.
1. Linguagem peculiar que se origina de um grupo social restrito e alcança, pelo uso, outros grupos, tornando-se de uso corrente (gíria de malandro, gíria peculiar)
2. Linguagem própria de pessoas que exercem a mesma profissão ou atividade (gíria publicitária); JARGÃO
3. Linguajar chulo” 


Parte inferior do formulário



Acredito que a gíria como parte de um desenvolvimento social mostra bem os hábitos  e a educação de um povo. Nos anos 60 a gíria era brotinho para se referir a uma moça bonita,hoje é cachorrona e por ai vai. Mas de um tempo pra cá (2009-2012), ficou evidente uma gíria que substituiu quase todo pronome de tratamento e também o nome próprio. Estou falando da gíria: Vei também escrita Vey. 


Vei ou vey, na verdade é um “abreviação” da palavra velho ou velha, que já era falado erradamente como Véio (velho). São tantos contextos e significados para palavra vey ou vei que dá até para se perder, observe:




O Velho na pirâmide social já teve seu tempo que era respeitado e admirado por sua sabedoria aqui no Brasil. Hoje o velho ,ele virou Vei, todo mundo é vei.A preguiça do jovem dessa geração vai tão longe que até na hora de falar, poupa. E sem contar a falta de respeito do jovem com a sociedade.



Mas não estou dizendo que o jovem faz isso por querer propriamente, existe todo um movimento histórico cultural por trás disso.Quanto maior é o boicote  a inteligência social melhor para os governantes que não têm muito esforço de manipular mentes vazias.


Mente vazia só por falar vey ou vei? Não é só uma palavra é uma cultura que alimenta a falta de identidade. Por exemplo:

Quando você chama a Maria de vei, tira a identidade dela que é Maria, que é  mulher, porque vei é masculino.
Quando você chama seu pai ou sua mãe de vei, você está perdendo o costume da educação com os pais.
Quando você chama seu melhor amigo (a) de vei, assim como você chama tudo de vei simplesmente tudo é igual sem muita importância e sem identidade. O que não tem identidade simplesmente não existe: no conceito social, jurídico, gramatical , existencial e etc.


Por isso tudo já justificado acima é que repudio a palavra vey ou vei.

Texto de rani MOL.


Fonte:

2 comentários:

  1. Gostei da articulação do texto. Perfeito e Parabens por mais esta análise do mau uso da Língua Materna.Rose Marie

    ResponderExcluir