sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Revolta, alunos & prática...



No começo de outubro vi uma série de vídeos do João Revolta e a maioria faz crítica social. Realmente  ele fala o que muitos precisam escutar e desabafa o que alguns sentem (assim como eu).Vou fazer destaque aos vídeo, “Alunovagabundo!”e  Professor Charlatão!”. O primeiro é uma  crítica ao aluno que vai para escola, atrapalha a aula e  não estuda e o segundo fala do professor que enrola e não ensina nada.
Tem uma parte do vídeo “Professor Charlatão!” que é relatado que os alunos estão terminando o segundo grau sem saber fazer uma redação, sem saber preencher um currículo. Bem eu não vou muito longe, estava jogando Vila Mágica, um jogo virtual quando deparei com o quadro escrito: “pressiso de doaçõis.”. 




A pessoa tentou escrever: Preciso de doações.  
Um tempo atrás vendo um perfil no facebook tinha escrito: “2° gral” completo.


E com o advento do facebook que às vezes não traduz o “Brazil”, tenho lido muitos textos com Brasil com Z. No perfil da rede social ficar com Z sabemos que é o sistema que não traduz mas um texto livre (de sistemas das redes sociais) escrito com Z é complicado.



Sou de uma época em que copiávamos textos duas ou três vezes a mão, tinha ditados toda semana e cada palavra que tivesse escrito errado era para copiar por folha uma palavra. Ou seja se uma folha tinha 10 linhas e em casa linha desse para escrever a palavra 6 vezes, eu copiaria 60 vezes cada palavra.


Na 7°série/8° série quando a minha letra ,junto com a de outros colegas estava voltando a ser garrancho a professora mandou todo mundo ter caderno de caligrafia. E não era por que tínhamos entre 13-15 anos que era “pagar mico”, pelo contrário passar vergonha era ter letra feia.


Hoje o pai do aluno vai à escola e diz que o professor está causando  ler (é a abreviatura de Lesão por Esforço Repetitivo) no filho dele. Não pai o professor está tentando ajudar a seu filho a saber escrever sem o auxílio de um computador por que as grandes provas como: vestibular, Enem,OAB, concursos públicos e etc , seu filho não poderá usar o verificador ortográfico, calculadora, Wikipédia e outros recursos.



Desde 2010 está rolando um projeto nos bastidores que tem como meta acabar com a reprovação do aluno no 2° grau. E quanto pior for a instrução da pessoa melhor para os governantes que não precisam dar conta do futuro do país.

Texto RMOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário