quinta-feira, 13 de junho de 2013

Leitura Orante






A leitura Orante é uma prática religiosa na Igreja Católica  sendo que antes de efetivamente começar o ato de ler é feita antes e depois alguns “ritos”.

1° Antes de ler a Bíblia, pede a ajuda de Deus para ter o verdadeiro entendimento, para que consiga através da Bíblia escutar a “Palavra Viva”, mensagem de Deus. E faz-se isso através da oração, da reza.

2° Momento que acontece a leitura da Bíblia.

3° Fazer o silêncio e deixar a leitura tocar seu coração, sua mente. É nessa hora de silêncio e meditação da palavra que Deus fala no seu coração. Onde as palavras da Bíblia passam a ser “atualizadas” para sua realidade de vida.

4° Se estiver fazendo uma leitura Orante em um grupo de oração, com amigos, familiares ou em um encontro de Pastoral/movimentos é o momento em que cada um divide o que “entendeu” / sentiu em relação à leitura, para os demais. 

5° É o seu viver. O que você aprendeu com tal leitura? Por exemplo:
“...aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.” João - 8: 3
Quem muito critica o outro, muita das vezes esquece que também não é perfeito, que também erra. O que fazer na prática? Não julgar o outro como se estivesse acima do bem e do mal. Por que também é passivo de erro, pecado. 


Percebeu-se que a Leitura Orante é uma prática que pode ser feito individual ou em grupo com o objetivo de ouvir a palavra de Deus chamada palavra viva. Evitando assim que ao ler faça a sua própria interpretação. Já que o objetivo não é ler a Bíblia com os olhos humanos e sim com os olhos/ visão que Deus nos dá.


Texto RMOL


Observações: 

1° Esse é um simples texto que fiz com o que observei, vivenciei e com o que li no livro do Círculo Bíblicos de 2012. Para maiores informações acesse:

2° Não sei se a prática da Leitura Orante é feita em outras religiões por isso escrevi apenas sobre a Católica, o que não quer dizer que seja a única a fazê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário