sexta-feira, 2 de julho de 2010

Estudar não é o mesmo que ir para escola ...


Estudar não é o mesmo que ir para escola ou a faculdade. Estudar é processo de curiosidade que nos leva a pesquisa, que nos dá conhecimento.
Estudar é algo tão bom porém quando chegamos aos lugares sociais apropriados e “aprimorados” para estudar é aonde menos aprendemos.
Tirando curso técnicos e cursos de graduações que lide com a prática , estudar em instituições públicas ou privadas é o verdadeiro “Ó”.
Somos obrigados a estudar teorias , que 80% das vezes na prática não são usadas.
O aluno senta ali e fica pensando ainda faltam 3anos ou 4 anos para eu ganhar um papel.
Chega ser patético ter que ficar lendo artigo que o professor manda , falando de socialização entre o professor pesquisador e o professor.
Qual é? Sabemos que é mentira escola não funciona bem, ninguém assume isso , nas reuniões dos pais é aquela coisa bonita de ver e depois volta tudo ao normal.
Não funciona bem por ausência de alguém que realmente faça a escola ir para frente                  (coordenador , diretor , vice diretor). Já que ultimamente quem vem carregando a escola nas costa é o professor, em algumas escolas principalmente públicas não encontramos a coordenação pedagógica e as vezes só tem mesmo na escola professor e o aluno.
Quer prova? Vá a escola pública sem avisar e você não acha a coordenação porém acha dando aula em outra instituição seja privada ou pública (graduação).
Que sentindo faz eu ficar lendo um artigo sobre educação? Ter que fazer resumo e no final das contas na prática vou ter que saber puxar saco de coordenador, diretor : AUSENTE.
Agora até entendo quando alguns alunos não gostam de ir para escola. Pq muita das vezes é isso mesmo , professor não ensina nem dá gosto de estudar.
Mais prática , menos teoria.
Menos invenção , mais som alto.
Menos artigo idiota , mais plano de ação.
Escrito por Rani Mendes Oliveira Lima 

3 comentários:

  1. Concordo com isso... Enquanto docente tento fazer diferente...

    ResponderExcluir
  2. Agora um comentário mais descente...

    Esses dias lia uma material interessante falando sobre a "Nova Educação" defendida por alguns estudiosos... Existem excelentes modelos de práticas pedagógicas, que ensinariam o aluno algo que fosse prático e não somente teórico... Mas, o grande problema é que tudo isso se esbarra no nosso SISTEMA, que visa números e não qualidade... E isso não difere de educação pública da privada, ensino médio ou superior...

    Por isso estudar não é o mesmo que ir pra escola... Estudar é realmente a busca pelo conhecimento independente de ser na escola ou na universidade... É a curiosidade que inquieta o nosso ser e a busca por novos horizontes...

    Mas como tudo na vida, devemos fazer algo porque sabemos que é certo e pode ser bom para nós, porque na maioria das vezes se formos buscar motivações externas não sairemos do lugar...

    Cabe a cada um de nós, principalmente enquanto docentes e formadores de opiniões, trabalharmos de maneira diferente, de acordo com o que acreditamos que possa ser melhor... Será uma luta constante, nadar contra a maré, mas é uma luta necessária...

    ResponderExcluir