Estudar não é o mesmo que ir para escola ou a faculdade. Estudar é processo de curiosidade que nos leva a pesquisa, que nos dá conhecimento.
Estudar é algo tão bom porém quando chegamos aos lugares sociais apropriados e “aprimorados” para estudar é aonde menos aprendemos.
Tirando curso técnicos e cursos de graduações que lide com a prática , estudar em instituições públicas ou privadas é o verdadeiro “Ó”.
Somos obrigados a estudar teorias , que 80% das vezes na prática não são usadas.
O aluno senta ali e fica pensando ainda faltam 3anos ou 4 anos para eu ganhar um papel.
Chega ser patético ter que ficar lendo artigo que o professor manda , falando de socialização entre o professor pesquisador e o professor.
Qual é? Sabemos que é mentira escola não funciona bem, ninguém assume isso , nas reuniões dos pais é aquela coisa bonita de ver e depois volta tudo ao normal.
Não funciona bem por ausência de alguém que realmente faça a escola ir para frente (coordenador , diretor , vice diretor). Já que ultimamente quem vem carregando a escola nas costa é o professor, em algumas escolas principalmente públicas não encontramos a coordenação pedagógica e as vezes só tem mesmo na escola professor e o aluno.
Quer prova? Vá a escola pública sem avisar e você não acha a coordenação porém acha dando aula em outra instituição seja privada ou pública (graduação).
Que sentindo faz eu ficar lendo um artigo sobre educação? Ter que fazer resumo e no final das contas na prática vou ter que saber puxar saco de coordenador, diretor : AUSENTE.
Agora até entendo quando alguns alunos não gostam de ir para escola. Pq muita das vezes é isso mesmo , professor não ensina nem dá gosto de estudar.
Mais prática , menos teoria.
Menos invenção , mais som alto.
Menos artigo idiota , mais plano de ação.
Escrito por Rani Mendes Oliveira Lima
Concordo com isso... Enquanto docente tento fazer diferente...
ResponderExcluirAgora um comentário mais descente...
ResponderExcluirEsses dias lia uma material interessante falando sobre a "Nova Educação" defendida por alguns estudiosos... Existem excelentes modelos de práticas pedagógicas, que ensinariam o aluno algo que fosse prático e não somente teórico... Mas, o grande problema é que tudo isso se esbarra no nosso SISTEMA, que visa números e não qualidade... E isso não difere de educação pública da privada, ensino médio ou superior...
Por isso estudar não é o mesmo que ir pra escola... Estudar é realmente a busca pelo conhecimento independente de ser na escola ou na universidade... É a curiosidade que inquieta o nosso ser e a busca por novos horizontes...
Mas como tudo na vida, devemos fazer algo porque sabemos que é certo e pode ser bom para nós, porque na maioria das vezes se formos buscar motivações externas não sairemos do lugar...
Cabe a cada um de nós, principalmente enquanto docentes e formadores de opiniões, trabalharmos de maneira diferente, de acordo com o que acreditamos que possa ser melhor... Será uma luta constante, nadar contra a maré, mas é uma luta necessária...
Você disse tudo!!!!
ResponderExcluir