quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CONHECIMENTOS INÚTEIS



"Sufoca-se o espírito da criança com conhecimentos inúteis."
(Voltaire)


Vamos à escola e estudamos fórmulas , regras , nomes mas não nos ensinam nada de forma que possamos  usar na prática.Poderíamos usar a química todos os dias desde para limpar uma casa como uma solução básica para tirar mancha. Poderíamos usar a física para pensar antes de tentar colocar uma prateleira em determinada parede , analisando peso , espaço e etc. E a matemática? Poderíamos evitar sermos enganados o tempo todo com os juros e o valor real que o produto tem no final. 

Na faculdade é a mesma coisa estudamos teoria e em determinada hora jogam para a prática que relativo ao conhecimento é bem pouco tempo.
Quando vê você está formado e de tudo aquilo que você estudou no máximo 30% você vai usar na prática. Já que na prática não importa a profissão sempre muda em 70% da situação.

No caso de quem produz livro, estuda e aprende a fazer livro com o melhor material, na prática o cliente pede o custo mais barato que é claro não se faz com material caro,nem de ótima qualidade.

Quem trabalha com a lei sabe que existe diferença entre teoria e prática já que têm duas leis a escrita nos códigos e as que são criadas na prática de cada vara , juiz, promotor , advogado, escrivão. É um sistema alternativo da justiça.Geralmente as pessoas percebem a diferença quando um caso de homicídio acontece contra um rico e arma-se todo um circo e ao lado tem um pobre estendido que ninguém nem vê.

Os médicos e os enfermeiros que atendem na rede pública que tem que lavar luvas descartáveis se quiser salvar vidas. Que tem que improvisar sem remédios e fazer quase o impossível para salvar uma vida. Não foi assim que eles estudaram na faculdade sem material.

E os professores?Não existe matéria que ensine a lidar com alunos que são:
- Marginal
- Cardíaco
-Que sofra transtorno psicológico
- Que use drogas
- Que seja depressivo e etc
Não existe matéria chamada aula com biodiversidadealunal ou seja:
Em uma sala de aula ter :
- Ouvintes & surdos .Nem sempre dá para dar uma aula de qualidade para a minoria ,o surdo.
-Com problemas mentais  & agressivos. O Agressivo atentando o com problema mental.A turma perde por toda hora ter que chamar atenção.
- Marginal
- Cardíaco
-Que sofra transtorno psicológico
- Que use drogas
- Que seja depressivo
Tudo isso em uma única sala de aula. Se o professor da aula para 20 turmas e todas com essa biodiversidade em 5 anos de trabalho e o professor já está apto a uma aposentadoria.

No jornalismo estuda-se a ética, porém na prática aquele que tem o furo jornalístico primeiro é o que sai ganhando.

No mundo do esporte os atletas começam crianças fazendo o que amam  mas um belo dia vira um produto e cada passe, cada suor vale ouro e não existe mais aquele amor. E em alguns casos “aquele” que começou sendo humano acaba um monstro matando, xingando , tirando empregos, agindo como um demônio, servindo ao dinheiro.


 O músico só queria fazer música e ver o público cantar. Mas cada atitude que ele fizer será copiada, ele vira um exemplo, perde a privacidade e acaba tendo uma vida dupla. E ele só queria cantar.
Nem nos cursos técnicos conseguem mostrar a realidade do dia a dia.



A verdadeira prática ocorre a cada dia vivido, sozinho eu seus passos de estudante, humano e profissional.

Escrito por Rani Mendes Oliveira Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário