domingo, 31 de outubro de 2010

MITOS & TRADIÇÕES



Eu poderia colocar todas as supostas histórias da origem do Halloween  porém prefiro fazer uma reflexão das mesmas.É curioso como mitos ou origens desconhecidas sobrevivem séculos e séculos. E mesmo que alguns tenham descrenças podem ver acontecer da mesma forma.
Ao longo do tempo as pessoas mudaram radicalmente eventos que tinham como objetivo atos abomináveis em uma festa alegre.
Se por muito tempo vampiro era uma ameaça nos séculos anteriores no final do séculos XX e o atual século XXI tornou-se uma atração na Literatura.Virou símbolo de sedução e de tantas outras coisas.No Japão no período Edo as comunidades sacrificavam crianças para o Deus em troca dar-lhe fartura nas plantações.Atualmente as bonecas Kokeshi são vendidas para enfeite de casa como se fosse um enfeite qualquer.Sendo que as bonecas Kokeshi representam as crianças que foram mortas.Por isso não tem braços nem perna uma metáfora da criança sem vida.
O mesmo posso dizer do Halloween que hoje é um momento de festa e de descontração porém já foi um momento de horror.Onde crianças eram sacrificadas para o sucesso da plantação. Mas tarde a igreja quis também fazer parte desse horror não matando mas controlando a sociedade como bem quisesse.

Quanto mais estudo percebo que da era feudal Japonesa ou na era feudal européia ou até antes disso tínhamos muito mais elementos “mágicos”, paranormais que era lidado como normal.Atualmente chamamos de mito, lenda,folclore e tantas outras nomenclaturas que indiretamente está dizendo não é real.
Hoje a ciência diz desvendar todos os mistérios e que nada no passado não passou de falta de informação ( conhecimento científico). Na minha humilde visão, a ciência perante os mitos veio para “tirar” o medo que atormentou por tantos séculos.Porém as coisas não deixam de acontecer.

Mas se tudo fosse uma mentira por que as pessoas contariam histórias para seus filhos que passavam para seu filhos de geração para geração?Hoje as pessoas sabem (...), vêem coisas “esquisitas” acontecerem mas preferem achar que deve estar cansada(o) de mais e que “aquilo” não foi nada? O fato de bloquearmos a mente para o que não compreendemos talvez ajude a negar tanto que a mente anula o que vê  e logo “aquilo” não existe mais.

A história é crucial para essa busca da verdade nos mitos que de alguma forma torna-se tradição na sociedade.As bruxas de Salém por exemplo. Salém é um lugar nos Estados Unidos onde muitas mulheres foram mortas por serem consideradas bruxas. A história também conta que muitas pessoas naquela época que foram queimadas eram pessoas donas de grandes propriedades e ao serem queimadas passavam a ser da igreja/comunidade. Tendo isso como a história vem uma contradição se quem morreu não era bruxa logo as verdadeiras bruxas nunca morreram.Essa frase “ as verdadeiras bruxas nunca morreram”  faz levar ao pensamento simples existe bruxa. A ciência não pode provar nem desaprovar tal afirmação. Porém a história não afirma, no entanto ficam implícitos alguns pensamentos.

Se a pirâmide foi mesmo construído por homens por que os atuais homens são tão fracos? Não estamos em evolução?Se o homem construiu a pirâmide sozinho, como hoje o homem carregando pouco peso fica com disco hérnia na coluna?Se pessoas de confiança (policiais, ufólogos e etc.)já viram objetos não identificados no céu , são ridicularizados por dizer que viu, então o quanto cegos estamos?

Certa vez em entrevista um ufólogo disse: “É mais fácil contar a verdade através da ficção ciêntífica, toda a verdade é dita mas as pessoas acreditam que foi só um filme.”.

É um costume dizer que Joana está sugando o Marcelo, seja por causa dos bens materias ou por que exige muito dele. A Joana suga toda a minha energia. São frases que falamos o tempo todo.Isso é uma forma de vampirismo .As pessoas pensam que é o sangue o alimento do “vampiro”.Porém analisando a metáfora de sangue é a vida, vida é energia. Então podemos estar ao lado de pessoas vampiras e nem sabermos e nem elas mesmos saberem o que são.Mito do vampiro e tradição semântica do vampirismos.
Então hoje dia 31 de outubro vamos vestir fantasias de bruxa, vampiro, ET, lobisomem,fada e etc .Vamos brincar que  tudo só por hoje é real como manda a tradição.

Escrito por Rani Mendes Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário