domingo, 7 de novembro de 2010

Estudar on line

 

Na década dos anos 80 em que eu nasci, estudar era ir para mesa com cadernos , livros da escola e enciclopédia.A pesquisa era feita toda a mão se errasse uma palavra teria que copiar uma folha toda de novo.


No final dos anos 90 o professor odiava trabalho digitado ainda tinha que ser feito a mão , principalmente na escola pública.

No começo de 2000 , o professor achava bom não ter que decifrar aqueles garranchos . Mas alguns professores para ter certeza de que o aluno estava fazendo o trabalho mandava fazer a mão.

Hoje estudamos on line , principalmente na faculdade. Os professores são os primeiros a mandarem atividades pelo e-mail. Passam pesquisa que só na internet iremos achar. Porém pedem que escrevamos com nossas próprias palavras.

Estudar na internet é um estudo sem fim,por que um Link leva a outro Link.Ou seja se você está pesquisando sobre o que é estudar? Aparecerão vários links e no final você está lendo o estudo dos cientistas com a macaca na Tailândia, totalmente fora do foco. É preciso ter foco para o estudo ter começo meio e fim.

Por outro lado se antigamente estudávamos com enciclopédias que eram atualizadas somente de ano em ano, a internet nos atualiza a cada segundo. Podemos acompanhar ao vivo a guerra do Iraque, os protestos na Europa e etc, nós assistimos on line ou pela TV a história acontecendo.

Mas para a internet não nos deixar "burro" algumas sugestões:
  • Ø  Leia um livro de papel , em qualquer lugar, menos na frente do computador.
  • Ø  Quando estiver digitando no Word  e a palavra ficar vermelha ao invés de clicar  instantaneamente no corrigir , olhe a palavra e tente sozinho ver o erro e escrever certo.
  • Ø  Ao invés de ficar na fila do banco escutando música no ipod , por que não um mp3 com aula de alguma matéria?
Atire uma pedra aquele que nunca fez o famoso ctrl c / ctrl v.
Atire uma pedra aquele que nunca olhou o dicionário on line ao invés do dicionário de papel.

Atire uma pedra aquele que nunca se perdeu em links.


Estudar é um ato maravilhoso pela busca do conhecimento. E nessa era de tecnologia só não estuda quem não quer, já que o conhecimento está disponível de forma mais fácil.

Adoro estudar on line porém adoro me debruçar em livros, escrever em cadernos.
Creio que o sincretismo dos dois trás bons resultados desde que haja foco.

Escrito por Rani Mendes Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário