quinta-feira, 1 de setembro de 2011

True blood não é só sexo...

Academicamente vou fazer um estudo citando os elementos presente no seriado True Blood.



True Blood é um seriado baseado na série de livros chamado , The Southern Vampire Mysteries, escrito pela escritora Charlaine Harris. A  sinopses básica é que cientistas japoneses, inventaram sangue sintético e a partir dessa criação os humanos não são mais o alimento principal para os vampiros.E passa a ser normal esse convívio de homens e vampiros.Porém não é aceito por todos esse convívio “pacífico”, por um lado os vampiros por lei não podem sair matando humanos e nem bebê-los. E humanos não podem machucar os vampiros durante o dia que é quando os vampiros “dormem” e se protegem do sol.Meio a vampiros e humanos a história irá mostrar , o amor entre a humana Sookie e o vampiro Bill, grupos extremistas  religiosos contra os  vampiros , seres mitológicos, drogas, o direito e o comportamento sociológico do homem e do vampiro.

Quando vampiros e humanos entram em uma batalha jurídica de direitos vejo isso como metáfora do dia de hoje em relação ao direito homossexual. Onde os heterossexuais querem ter controle de tudo até da liberdade alheia, sendo egoístas e mesquinhos. No seriado essa metáfora de DIREITOS e atitudes do homem fica bem claro. Embora vampiros e humanos não sejam inocentes no dia a dia o vampiro vira o grande vilão da história sendo que ele por natureza está desprotegido a luz do dia, alérgico a prata e bebe TRUE BLOOD que é um alimento relativamente fraco comparado com o sangue humano.

Outra batalha jurídica é a religião se impondo as vitórias sócias. Algo que é real tanto na história ficção quanto na nossa realidade. Na ficção existe um grupo de religiosos e fanáticos que fundam uma igreja e recruta uma espécie de exercito da salvação contra os vampiros. Criando guerra aonde não há necessidade de ter e em nome de DEUS sangue é derramado tanto pelo lado do humano quanto dos vampiros. Historicamente as religiões (Pagãs, cristãs, seitas e etc.) vêm ajudando a derramar banho de sangue e a impatar o salto no desenvolvimento:  das sociedades, na medicina e na tecnologia no geral.  
Sendo os vampiros velhos as memórias narradas deles são de fatos históricos, como por exemplo, quando é citada a Igreja católica como uma instituição de poder na idade média e na atual época a Google como instituição de poder.Na idade média a Igreja católica teve longos anos de poder na sociedade influenciando (mandando) não só na fé mas também como na  política e economia. Hoje em 2011 sabemos que o poder estar no conhecimento. Quando temos uma empresa como a Google citada  não é só por ela ser poderosa economicamente mas sim pelos “dados” ( conhecimentos)  que ela retém não só minha ou sua, mas de governos também.No momento acredito que esse é um poder maior.
A questão de valorizar o tempo de vida entre humanos e vampiros é diferente, mas algo que os vampiros não admitem são vampiros que não conhece a própria história como mostro no trecho abaixo retirado do episódio  05  da quarta temporada.
"O ano era 1610 Legrono, Espanha.Uma bruxa chamada Antonia estava sendo queimada viva,quando usou magia negra para matar todos os vampiros num raio de 20 milhas. Em plena luz do dia, padres, freiras e o meu criador todos queimaram. Eu estava em Granada, senão também teria queimado."



"Padres vampiros?"



"Você não sabe nada da nossa história?"



" Vampiros achavam vantajoso manterem presença secreta

nas instituições humanas mais poderosas."



"E nos anos de 1600 era a igreja católica. E hoje, como sabem, Google e Fox News."”
Algo que a meu ver, se o homem levasse mais a sério ( ESTUDAR/APRENDER) não repetiria o mesmo erro ciclicamente na história : guerras , regimes políticos,religião e etc.

             
            Há a questão mitológica de personagens: bruxas, metamorfos, deusas, fadas, lobos e trabalha também com a para-normalidade ou mediunidade em alguns personagens.No começo do seriado mostra bem uma humana que acreditou ser DEUSA e de fato tinha poder e criou sua própria história e mito. O engraçado é que no que ela acredita , a ciência já vem comprovando. Quando uma pessoa reza e pedi, por exemplo, na cura o cérebro no momento que ela vai rezando vai tendo mudanças que promove uma reação química que faz sentir de fato fisicamente melhor. O lobo que anda em bando e são fies ao grupo. Os humanos dotados (desenvolvidos) de para-normalidade e outros com mediunidade que a ciência estuda e prova ser real. Tudo isso são temas para muitos estudos comparados de ficção versus realidade científica. Por isso o personagem Sheldon, nerd do seriado the big bang theory , não gosta de romances mas assiste jornadas nas estrelas, stargate que tem várias tiradas que a Física quântica explica. 

                Voltando ao TRUE BLOOD, no seriado também tem a comparação dos mundos dos usuários de droga. No seriado a droga chama-se V, por que é ao sangue do vampiro que deixa “forte” o humano , ao mesmo que durante as viagens inicialmente as alucinações/viagens são de fantasias da cabeça da pessoa. Após a certo tempo de uso a pessoa começa a ter alucinação de perseguição e se assusta com tudo.E o V também é uma droga ilícita na ficção, assim com algumas drogas na nossa realidade são ilícitas  e causam mal a saúde.

O sexo que é mostrado no seriado é algo que humano algum é capaz de fazer e mostra sempre um limite raso entre a excitação do sexo ( comum) e a mordida com direito a retirada de sangue ( matar , alimentar). Algo bem animal, primitivo, fantasioso, fora de si. Seja com vampiro, lobos, metamorfos, fadas e etc. Os drogados por V no seriado parecem ter mais disposição do que um humano comum, porém bem analisado estão mais “viajando” (tendo alucinações) do que realmente fazendo alguma coisa.



Percebe-se que o seriado TRUE BLOOD não é só sexo. É recheado de temáticas cultas para ser estudada (sociologia, história, física, teologia, antropologia, mitologia, ciência, medicina etc) . Então quando alguém em um papo vier com a sinopse do seriado sendo como só sexo  da Sookie com vampiros , por favor conteste com base em tudo que foi dito acima.
Texto de Rani MOL