quinta-feira, 7 de abril de 2011

Grécia, Roma & Ásia



Sempre que estou estudando na sala de aula (faculdade) sobre o império da Grécia e de Roma, os professores sempre falam da importância que foi para Europa. Sempre tem receio de falar Ásia, mundo. A Ásia é o que é por que estuda, diferente dos ocidentais que pairam na ignorância do limite.
Sim eles estudam os feitos do império da  Grécia e de Roma. Na Coréia do sul ,uma música antiga tradicional retrata a seguinte letra : “ E que venha o império romano , nós iremos ficar de pé”. Quando se trata de mitologia embora a Ásia tenha sua própria cultura, está sempre fazendo alusão a mitologia Greco-Romana. Nas obras da literatura estão tais evidências.
E quanto ao resto da cultura, nós ocidentais, brasileiros, sabemos? Qual a origem do golfe? Vem de um esporte muito antigo coreano. E o samurai? Em que Era ele surgiu, para que servia um samurai?Aquele que serve (samurai) , surgiu na Era  Shogunato. Qual é a cor que a cultura na Thailândia considera vulgar? Quem descobriu a América antes dos portugueses e espanhóis? Se estudássemos a história da China, os portugueses não seriam considerados grandes navegadores. E quem pode imaginar que rosa é tido como uma cor vulgar na Thailândia?
Diferente da Europa que estudamos de forma obrigada na escola, a cultura asiática é procurada de forma empolgante. Tanto que passo horas pesquisando sobre a cultura asiática e não me canso fácil. Mas acho cansativo ler sempre as histórias “mal” contadas da Europa. Digo mal  por que não estudamos a verdade , estudamos o que a política nos faz estudar meias verdades (...).Uma vez que passei anos estudando que os portugueses eram os maiores navegadores e um belo dia lendo sobre a China antiga descobri que bem antes de Portugal ser Portugal , uma embarcação chinesa já tinha passado pela América e o “mundo”.
Que o dragão do conhecimento manifeste no seu Eu do estudo assim como a Fênix  ressurge das cinzas , todos nós podemos alcançar a competência de não ser limitado  ao lúdico pseudo imperial do saber.
Texto escrito por Rani MOL.   



Um comentário:

  1. Muito interessante tua colocação. Parabens. Como sempre escrevendo algo a mais. Parabens. Realmente precisamos da luaz do conhecimento holistico, e não apenas o que nos limita. PARABENS. Amo ler tuas postagens.

    ResponderExcluir