domingo, 11 de março de 2012

Japão um ano de esperança


No dia 11 de março de 2011, o mundo ficava assustado ao saber o Japão sofreu terremoto seguido por um tsunami que levou embora muitas vidas e causou muita destruição. Hoje completa um ano dessa tragédia. Mas também completa um ano de mudança no Japão. Um ano todo especial que o Japão mostrou ao mundo a força de ser japonês (Fé, reconstruir, trabalhar, acreditar.).


Pray for Japan  a corrente que falava para rezar pelo Japão foi mais alem do que rezar. Era impossível rezar naquela época sem pensar tanto em justiça (injustiça divina?), paz, sofrimento, sentido da vida, o Japão em prol do mundo e o que o mundo faz pelo mundo?, fé , amor e etc .Rezar pelo Japão naqueles dias tão triste era também cutucar a alma ferida da humanidade.  Rezar pelo Japão foi colocar a fé em dia, foi pensar no sentindo da vida, foi sentir ser humano.


No passado eu  tinha vários cyber amigos no Japão que com o tempo perdi contato, sei que a maioria deles já estavam no Brasil.Então não era isso. Não sei explicar, mas é como se aquele país fosse minha pátria e por isso eu sofria tanto. Eu queria naquele momento ser alguém influente e poder ajudar de todas as formas. Realmente eu me senti pequena mediante de tudo que aconteceu. Semana passada vários canais brasileiros fizeram o antes e o depois do tsunami e eu ocasionalmente estava ligando a TV e passava àquelas imagens do tsunami eu me assustei e pensei, Outro? Até entender o que estava acontecendo eu já estava com lágrimas nos olhos e tremendo. E foi muito bom respirar fundo depois e saber que não era “outro” tsunami.

É bom saber que o Japão na medida do possível está mais uma vez se reerguendo. Eu sei que a mídia quer passar uma visão de 100% ,que não dá para ser, afinal pessoas morreram e outras estão desaparecidas, sonhos foram levados. Mas de qualquer forma existe uma esperança japonesa que é como uma semente levado no ar que se espalha pelo mundo.

Texto de RMOL

2 comentários:

  1. Amei o texto, mais uma vez PERFEITO... mas essa parte acima é perfeição ...Parabens...Mais uma vez vc surpreendendo com sensibilidade e crítica. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Depois de Hiroshima e Nagasaki há de se pensar que este povo já tivesse tido a sua cota de catástrofe na história.E que estamos confiantes sabendo de sua força de superação.Mas um povo que está preparado para mais de cem terremotos por dias, e ainda se encontra preparado é saber que toda a ciência e intelecto é usado para o domínio da Natureza e não para subestimá-la, visto que é ele mesmo o subestimado.Este povo é digno e ético para respeitar a maior força que não domina e sim que deve-se humildemente acatá-la.Ao respeitar a Natureza, ele põe nas mão de Deus todos os acidentes e todo o destino.É um povo que sai nas ruas dizendo não para a usinas nucleares mesmo sabendo que é dependente delas para viver.É um povo que não se volta contra os seus princípios, que não se vende por ambição humana, pois sabe que o ambicionar está nas mãos da Natureza e ela representa destruição, é estar nas mãos do acaso e direcionar todo o potencial criativo para não subestimar-se a ela.É um paradoxo da sobrevivência humana neste planeta.O capitalismo transformando nosso planeta em lixo, e para obtenção do lucro de alguns, e por outro usando o potencial do conhecimento científico para simplesmente poder sobreviver ás forças naturais...essa consciência que já nasceu no povo japonês deveria ser guia para toda humanidade pois enquanto sonhamos com ascensão materialista, devemos só nos preocupar em sobreviver ás forças naturais e ainda dominá-la com o advento do aquecimento global e as consequências que já se mostram.Uma urgente mudança de consciência.

    ResponderExcluir