domingo, 4 de março de 2012

Visagismo


Quem nunca olhou uma tendência da moda e pensou é bonito, mas isso não combina comigo? Cada um sabe o que é melhor para si próprio. Quando uma pessoa que só usa roupa curta vai usar um vestido longo é capaz dela se embolar e cair. Assim como quem só usa roupa longa vai se sentir super desconfortável com roupas curtas. O que nós vestimos, como nós maquiamos, penteamos o cabelo, a cor da roupa, do cabelo (pintado), da cor da unha pintada, tudo isso diz também a respeito da nossa personalidade ou o que estamos sentido no momento.

O QUE É VISAGISMO?

O Visagismo é um conjunto de técnicas que visa através da  psicologia  analítica , daquela sociedade e da individualidade da pessoa , criar ou recriar um visual para pessoa. Esse foi o conceito que eu criei após leituras.




O VISAGISMO NA ARTE
Na composição de personagens no cinema ou na televisão, o Visagismo tem sido essencial, fazendo personagens mais concretos (simbolicamente) emocionalmente. Sabendo que até a posição do cabelo diz se você é uma pessoa segura ou não, as cores o que revelam e tudo mais. Os personagens passam a ter visuais antes de ser bonito ou feio, passa a ser confiável ou inseguro, feliz ou infeliz.



O VISAGISMO NA VIDA 
O Visagismo na vida ele é bem prático, ajudando em como se vestir apropriadamente para uma entrevista de emprego de acordo com a profissão e o cargo e até mesmo para uma simples análise se a pessoa está bem ou não (triste ou feliz, por exemplo).


EU x NÓS uma origem
Normal cada vez mais pensarmos no EU, antes do nós. A moda é ser você  mesmo pelo menos em teoria.  Essa idéia começou na arquitetura que começou a pensar em quem vai morar na casa, dessa forma pensando nas necessidades dela. Esse mesmo pensamento foi levado ao mundo da “moda” quando cabeleireiro e maquiador tentaram por em prática o Visagismo cerca de 1936. Porém faltava o conhecimento que temos hoje da psicologia para ler a pessoa, sua personalidade etc , para sincronizar com o visual.Visagismo é uma palavra de origem francesa Visage que significa rosto.
O criador do Visagismo ou "LE VISAGISME" é o francês Fernand Aubry. Frase do Fernand Aubry: “Não existe mulher sem beleza , mas existe mulher que inconscientemente escondem sua beleza.” .

Texto de Rani MOL

Fontes:
http://proven.virtualave.net/history.html
http://revistacabeleireiros.com/materia/visagismolinguagem-visual/12
http://www.guiasalaobrasil.com/coluna_raquel_ramos_lira_1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário