terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra


Eu fico triste que só hoje os não negrospensem no negro na sociedade e que hoje  muito dos negros se valorizem. E o resto do ano?

A consciência de tratar todos bem independente de cor de pele, tinha que ser plena e diária. Eu só vejo movimentos a favor do negro criar rebuliço com letra de música, propaganda que até foge do contexto racismo. Agora gostaria muito de ver uma conscientização de quando um professor, um chefe de cor não negra têm atitudes racistas, que fosse preso, que fosse demitida, que fosse denunciado.

Eu antes de morar na Bahia não tinha sentindo na pele o racismo discriminatório. Porém ironicamente aqui na Bahia terra que segundo dados é aonde tem mais população de pessoas com pele negra, foi aonde eu mais vi pessoas tendo surto de racismo. Racismo na sala de aula por parte da professora, racismo na hora do concurso público que só aceita pessoas não negras e para piorar que não são da Bahia (baiano não presta?).

A pessoa que é a vítima do racismo muita das vezes se sente tão inferior e infeliz que resolve não denunciar e vira um ciclo vicioso. Infelizmente vi isso de perto e como só a pessoa que sofreu o descaso poderia denunciar nada pude fazer quando a vítima resolveu fazer nada.


Não importa se tem um dia, um mês por que a atitude sem pré-conceito, sem racismo tem que ser hoje, amanhã e sempre.

Texto de Rani Mendes Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário