terça-feira, 18 de maio de 2010

Júri simulado



Se o desespero bateu a sua porta então você está no caminho certo. Fazer júri simulado da professora Rose Marie sem sentir nervoso, não existe como verdade. Digo isso já que eu fui a aluna da 2° turma a fazer o Júri simulado e a aluna da 1° turma a ter presente na platéia: juiz, advogado, promotor, policiais e etc.
Sentir nervoso é meio caminho andando.Na insegurança do desenvolver desse trabalho acadêmico, você acaba estudando bem mais do que possa perceber.
Dicas:
1-Como todos os alunos da professora Rose Marie já sabem ela não gosta que seja usado termo técnico jurídico . Já que a proposta do trabalho é treinar a retórica e argumentação de vocês.
2- Em um júri popular REAL  , usar palavras difíceis não vai lhe ajudar , já que  o jurado não é formado em direito. Como diz: popular , do povo , eles julgam com o conhecimento deles. Logo usar  palavras difíceis em sua defesa ou acusação pode ser um “tiro no pé”.
3-Focar no livro é o essencial ,“que se fosse assim” não existe como uma boa defesa ou acusação.Preste atenção em como naquela época as coisas funcionavam , as narrações  dos personagens  são os verdadeiros depoimento desse processo fictício.
 4- Não se apegue ao crime em si. Como por exemplo : matou , roubou, violentou , negligência médica e etc.Apegue-se a moralidade impactante que tem os crimes em si . O crime só é crime pelo que a sociedade julga. Para ficar mais fácil de entender quando eu acusei o personagem do livro O estorno, de Chico Buarque o impacto que eu casei aos jurados foi através da moralidade suja que o personagem réu tinha . Roubar é crime ? Sim é crime.Porém roubar a própria irmã é mais que um crime, é moralmente “imperdoável”.
Está vendo o impacto moral é mais alto que o crime em si. Ao ler ,roubar a própria irmã, você provavelmente sentiu uma revolta “leve” . Trabalhando mais ainda essa moralidade suja do réu com certeza irei convencer  você que ele nesse momento não está apto a viver no nosso meio social. Tendo em vista que quem rouba a irmã , pode roubar qualquer um sem dó nem piedade.
5- E como defender alguém que não é inocente? Pegando o mesmo exemplo do júri simulado baseado no livro O estorno, de Chico Buarque. Utilizamos as várias passagens do livro que mostrava que ele tinha problemas com sua saúde mental, assim concluímos, já que pessoas “normais” não agem de certa forma.Então em defesa pedimos que ele tivesse como prioridade um tratamento psicológico e que deixasse a família com a tutela sendo ela rica , tendo a obrigação de pagar um bom hospital psiquiatra.Lógico que para defesa tudo que ele fez deveu-se também a falta de apoio familiar , que ajudou a atormentar mais ainda as condições mentais do réu.
6- De fato e de direito o réu nunca teve problemas mentais, mas para defesa seu comportamento fora da moral ao invés de ser criminoso via-se como doentio e na acusação é claro que ele sabia bem o que estava fazendo.
Fiz de cabeça o comentário sobre o  júri simulado pelo qual participei em 2003. É claro que o trabalho  não foi isso que descrevi aqui.O trabalho tem muito mais importância do que eu possa escrever/descrever. Sendo que o trabalho escrito foi conforme orientando e claro laudas quase que equivalente de um processo (risos).E a parte oral do trabalho, a sensação do antes e do depois só sabe quem passa , algo até descritível. Porém me reservo ao direito de deixar vocês terem seu próprio momento sem nenhum roteiro prévio.

Espero ter ajudado vocês , atuais alunos da professora Rose Marie.
Não vou desejar boa sorte já que a sorte não cabe nesse evento e sim bom estudo!!!!
*Observação embora eu tenha usado a 1° pessoa referindo-me  sobre o júri simulado que participei , o trabalho foi em grupo e cheguei a aonde cheguei  com a ajuda de todos.

7 comentários:

  1. Fiquei feliz com a tua crítica sobre O Juri Simulado.

    ResponderExcluir
  2. As críticas e sugestões apresentadas estão ótimas! Tbm já fiz um Juri Simulado da Rose... Meu livro foi O Auto da Compadecida e o personagem em foco era a mulher do padeiro. Gostei muito! Dá trabalho, mas não vejo a hora de realizar outro!

    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  3. A minha professora passou um juri simulado pra minha sala e me pos como a juiza so que eu to muito confusa com o meu texto de entrada e de saida

    ResponderExcluir
  4. a professora de geografia passou um juri simulado para mim sobre o capitalismo e eu n sei como fazer

    ResponderExcluir
  5. muito bom as dicas....vou seguir ela pra fazer o meu!

    ResponderExcluir
  6. Nova postagem sobre júri http://estudamosonline.blogspot.com/2011/04/juri-simulado.html

    ResponderExcluir