sábado, 8 de maio de 2010

TIPOLOGIA TEXTUAL

Tipos textuais
Em linguística, tipos textuais refere-se à estrutura composicional dos textos. Hoje, admite-se cinco tipos texuais, a saber: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato narrado. Além disso, é comum aparecerem nomes de pesonagens e um "clímax" em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.
A argumentação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. São os chamados textos dissertativos.
A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.
' descritivos' existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. A descrição é muito recorrente em diversos gêneros textuais.
injuntivos, por sua vez, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução.
É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros texuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc.
Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipos_textuais


Tipologia Textual pode ser considerado a forma que os acontecimentos serão apresentados em um texto. Há poucas tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, explicação e injutivo. Características de cada Tipologia Textual
Narração: Tendo como principal material a ação, a progressão temporal é essencial para o desenrolar dos fatos. O tempo predominante é o passado. Advérbios de tempo e lugar também são característicos desse tipo textual.
Descrição: Ao contrário da narração, na descrição não há uma sucessão de acontecimentos ou fatos, mas sim a apresentação pura e simples do estado a ser descrito em um determinado momento.
Geralmente é comum notar diversos adjetivos, e o uso de frases nominais.
Dissertação: Nela o autor defende o seu ponto de vista, utilizando a argumentação. É comum a utilização da persuasão para tentar convencer o leitor. Estrutura: introdução, argumentos e conclusão.
Explicação: O objetivo do texto é passar conhecimento para o leitor. Nesse tipo textual, não se faz a defesa de uma idéia. Exemplos de textos explicativos são os encontrados em manuais de instruções.
Injutivo: A característica mais forte neste tipo textual é o verbo no imperativo. É utilizada para aconselhar. Um exemplo é o modo de preparo nas receitas.
Fonte: http://aprovadonovestibular.com/tipologia-textual-redacao.html

Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, diálogo e entrevista.

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipologia_textual

Nenhum comentário:

Postar um comentário